Procedimento de Reconhecimento

Uma qualificação profissional estrangeira pode ser reconhecida na Alemanha se for equivalente a uma qualificação profissional alemã. Isso é verificado no processo de reconhecimento.

Aqui você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

O que é verificado no processo de reconhecimento?

No processo de reconhecimento, a autoridade competente verifica a equivalência da qualificação profissional estrangeira, que é comparada com a qualificação profissional de uma profissão de referência alemã. Para essa verificação de equivalência, certos documentos são necessários, que documentam o conteúdo e a duração do treinamento. A experiência profissional, bem como outros conhecimentos e habilidades, são levados em consideração.

A qualificação profissional estrangeira é reconhecida como equivalente se não houver diferenças significativas em relação à qualificação profissional alemã. Em profissões regulamentadas, outros requisitos são verificados, que além do reconhecimento da qualificação profissional, são necessários para a admissão profissional. Isso inclui, por exemplo, aptidão pessoal ou conhecimento da língua alemã.

Quais säo os pré-requisitos para o processo de reconhecimento?

As bases legais para o processo de reconhecimento são a Lei de Reconhecimento de Qualificações Profissionais e as leis profissionais federais especializadas, bem como as leis correspondentes dos estados. Aqueles interessados ​​em reconhecimento podem solicitar o reconhecimento se cumprirem os seguintes requisitos:

  • Você quer trabalhar na Alemanha.
  • Você obteve uma qualificação profissional reconhecida pelo estado no exterior.
  • Você pode comprovar sua qualificação profissional com um diploma.

Residir na Alemanha e ter cidadania alemã não são requisitos para o processo de reconhecimento.

Segue o link para informações do site Makeitingermany em inglês. 

Quais resultados o processo de reconhecimento pode ter?

O bacharelado em Enfermagem do Brasil não é automaticamente reconhecido na Alemanha, e geralmente são necessárias medidas compensatórias. Cada estado, ou Bundesland, na Alemanha possui um processo distinto e a avaliação é realizada de forma individual durante o processo de reconhecimento.


A Comissão de Avaliação para Profissões de Saúde em Bonn determinou que existem diferenças significativas entre a formação alemã e a brasileira. Se não for comprovada uma longa experiência profissional, a participação em uma medida compensatória é necessária.


Quais säo os passos iniciais para ter minha qualificacäo em Enfermagem reconhecida na Alemanha?

Para inicia o processo você precisa:

  • todos os Documentos necessários ( Lista de documentos encontra aqui )
  • oferta de emprego ou declaração da intenção de trabalhar na Alemanha
  • saber em qual estado você vai trabalhar ( o pedido tem que ser feito no Bundesland onde deseja trabalhar )
  • comprovar conhecimento da lingua alemã no nivel B2 ( mais informações sobre isso aqui: Alemão )

Quanto tempo leva o processo de reconhecimento na Alemanha?

Se o pedido estiver completo e não for necessário fornecer esclarecimentos adicionais, o processo levará cerca de 4 meses. No caso dos enfermeiros brasileiros, o processo geralmente resulta em reconhecimento parcial, o que exige medidas compensatórias, dependendo do caso individual e do Bundesland onde o pedido foi entregue.

Se você já possui uma oferta de emprego, seu futuro empregador pode solicitar às autoridades um procedimento acelerado. Por meio do “Beschleunigte Fachkräfteverfahren nach § 81a AufenthG”, os empregadores na Alemanha podem, com o apoio da autoridade de estrangeiros, encurtar o procedimento administrativo até a entrada do profissional estrangeiro no país.

Quais säo os documentos necessärios para o processo de reconhecimento?


Lembre-se de que alguns documentos precisam ser enviados em cópia autenticada e com a apostila do Consulado Alemão, além de serem traduzidos por um tradutor reconhecido pelas autoridades alemãs.


  • Contrato de Trabalho
  • Prova de identidade (por exemplo, passaporte ou carteira de identidade)
  • Certidão de casamento (se o seu nome foi alterado devido ao casamento)
  • Currículo
  •  Formulário de inscrição da autoridade competente
  • Comprovações da sua qualificação profissional (por exemplo, certificados, diploma profissional)
  • Comprovações sobre o conteúdo e a duração da sua formação (por exemplo, Suplemento ao Diploma, Histórico Escolar)
  • Comprovação de sua experiência profissional na sua profissão (por exemplo, referências de trabalho)
  • Comprovação da intenção de trabalhar: você pode precisar provar que deseja trabalhar na Alemanha
  • Comprovação da sua aptidão pessoal: registro criminal da Alemanha ou do seu país de origem (por exemplo, extrato do registo criminal, Certificado de Boa Conduta). Os documentos devem ter no máximo 3 meses de idade no momento da aplicação
  • Comprovação da sua aptidão de saúde: atestado médico da Alemanha e do seu país de origem. Os documentos devem ter no máximo 3 meses de idade no momento da aplicação
  • Comprovações do seu conhecimento de alemão: Certificado de língua
  • Certificado da autorização para exercer a profissão no país de formação

Preciso saber alemäo para ter minha qualificacäo reconhecida na Alemanha?

Depende! Em geral, é necessário ter o nível B2 para obter o registro profissional na Alemanha. O momento em que é necessário comprovar esse nível depende do estado e das medidas compensatórias determinadas durante o processo de reconhecimento.

Recomenda-se atingir o nível B2 o mais rápido possível, pois a comunicação é essencial não apenas no ambiente de trabalho, mas também para a interação diária na Alemanha.

image
canvas
canvas